• Mail pessoal:

    MSN: tcasaleiro@hotmail.com GERAL: tcasaleiro@gmail.com
  • Janela através das letras… (livro na cabeceira)

    Livros académicos de pouco interesse...
  • Janela dos Livros L’Idos

    Era bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto - Mário de Carvalho

    O nome da Rosa - Umberto Eco

    Os filhos da meia noite - Salman Rushdie

    Manhã Submersa - Virgílio Ferreira

    Clara Pinto Correia - Os Mensageiros Secundários

    Jean François-Steiner - Treblinka

    José Saramago - O ano da morte de Ricardo Reis

    Muhammad Yunus - Criar um mundo sem pobreza

    Arundhati Roy - O Deus das pequenas coisas

    George Orwell - 1984

    Primo Levi - Se Isto É um Homem

    Miguel TORGA - Novos Contos da Montanha

  • Quantos já espreitaram através da janela

    • 13,989 espreitadelas
  • Janeiro 2009
    M T W T F S S
    « Dez   Fev »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  

Chamem-me sonhador…

Vá chamem!!!

Ou então idealista,

Chamem!!!

Não penseis que isto é um tipo de martírio com altas tendências masoquistas. Não o é!

Já há algum tempo que ando para escrever um post desta natureza.

Desde miúdo que sempre me considerei idealista, utópico ou sonhador. Não só eu mas também aqueles que comigo conviviam. Relembro aquele olhar característico do tipo: “Coitadinho, quando ele crescer há-de bater com a cabeça na parede e logo saberá como elas doem…” ou ainda “Olha-me este com a mania de que quer mudar o mundo, está aqui está na política…”. Apesar de me terem sido feitos convites no sentido da política nunca enveredei por esse caminho (Deo gratia!).

Contudo, e para meu espanto, mantive comigo este espírito.

Se houvesse uma associação de idealistas e utópicos consederaria muito seriamente em inscrever-me. Não é preciso procurar muito… nos últimos anos têm surgido muitos autores e pensadores que defendem a possibilidade de mudar o mundo. O primeiro que refiro só poderia ser Jesus Cristo (OK!!! Não é dos últimos anos, mas ainda assim inspira muitos da actualidade). Não obstante, gostaria de referir dois nomes que marcaram uma reflexão minha nos último mês: Muhammad Yunus, vencedor do prémio nobel da paz em 2006 e Jeffrey Sachs. Desengane-se quem pensa que são meros sonhadores neste mundo…

Muhammad Yunus foi o pioneiro do microcrédito, professor de economia decidiu meter as mãos na massa e está a conseguir com que muitos pobres no Bangladesh, o seu país natal, saiam da pobreza, não através de doações mas sim do trabalho deles! (Escreveu dois livros que recomendo vivamente: “O banqueiro dos pobres” e “Criar um mundo sem pobreza”

Jeffrey Sachs é um nome a decorar. Escreveu o livro “O fim da Pobreza” prefaciado pelo famoso Bono Vox e dá indicações precisas de que é possível acabar com a pobreza na nossa geração! Acham que é um economista de escritório? Desenganem-se novamente: desenvolve investigação importante sobre o “como acabar com a pobreza” implementa e sugere!

Olha, vai na volta e eles já pertencem à tal associação dos Sonhadores. . .

Quero continuar a acreditar que é possível ser melhor (quem me conhece sabe que eu sou um eterno descontente e daí resulta uma tremenda exigÊncia). E agora vocês dizem: “Lá tá ele outra vez a sonhar, armado em Barack H. Obama” e ainda “isso so te conduzirá à frustração…”. Aceito com grande respeito esta última potencial crítica mas digo: posso morrer frustrado inundado em incertezas e projectos falhados, mas quero morrer com a certeza de que “combati um bom combate”  (2ª carta a timóteo 4:7 – São Paulo) e que fiz o meu melhor para deixar o mundo “um pouco melhor do que o encontrei” (Baden-Powell).

Fiquem bem (como diria um certo Professor meu!)

Deixe uma Resposta

